Orientações para o comerciante

Supermercados

  • Instalar fita zebrada ou marcação no piso nas áreas de acúmulo de pessoas: caixas, balcões de frios, açougue, padaria etc.;
  • Intensificar a periodicidade de higienização de toda a estrutura, incluindo área externa, elevadores e banheiros;
  • Utilizar sistema de som ou microfone para chamadas orientativas com a frequência mínima de 1 em 1 hora alertando os consumidores sobre: cuidados como distanciamento entre as pessoas e contato com gôndolas, balcões, ilhas e outros indivíduos; etiqueta respiratória; higienização de mãos; respeito à demarcação de distanciamento feitas pelo estabelecimento; importância de realizar as compras com celeridade;
  • Limitar a entrada e permanência de consumidores na loja a 1 pessoa a cada 4m2;
  • Estabelecer horário para atendimento exclusivo de idosos pelo tempo mínimo de 1 (uma) hora em 2 (dois) momentos do dia;
  • Oferecer álcool gel em pontos estratégicos como entrada de banheiros, elevadores, guarda volumes e caixas eletrônicos;
  • Instalar barreira física de proteção (acrílico, por exemplo) entre o operador de caixa e o público. Advertimos que os mecanismos de proteção deverão sofrer limpeza e desinfecção;
  • Todo equipamento ou dispositivo como máquinas de cartão de crédito, totens, telas de caixa eletrônico e outros que possuam contato manual deverão sofrer limpeza e desinfecção apropriadas de 01 em 01 hora;
  • Evitar o autosserviço nas padarias, devendo ser oferecido o máximo de produtos embalados que seja possível;
  • Abolir degustação de produtos, cortesias e quaisquer outros tipos de ações promocionais que podem acarretar em aumento de fluxo de pessoas e/ou aglomerações.;
  • Limitar a 03 (três) pessoas como capacidade máxima do uso de elevador, quando for o caso.
  • Recomenda-se que seja oferecido aos consumidores idosos ou não a opção de fazer e receber suas compras sem a necessidade de deslocamento até o supermercado.

Academias

HIGIENIZAÇÃO

  • Álcool gel 70% na entrada da academia para uso OBRIGATÓRIO de colaboradores e clientes.
  • Borrifadores com álcool 70% disponível em todos os aparelhos. (1 borrifador por aparelho).
  • Higienização de cada aparelho em todas as trocas de usuário/cliente.
  • Campanha educativa disposta através de cartazes e comunicação audiovisual orientando a higienização antes e após o uso.
  • Higienização dos ambientes 4x mais frequente do que o normal.
  • Bloqueio do uso oral do bebedouro.
  • Água e sabão disponíveis nos vestiários assim como informativo de como higienizar as mãos corretamente.

 

NORMAS DE RELACIONAMENTO

  • Fica expressamente proibido o cumprimento de aperto de mãos entre pessoas no ambiente.
  • Fica expressamente proibido o contato físico e aproximação menor que 1,50m entre colaborador e cliente para informações;
  • Limitar a entrada e permanência de clientes a 1 pessoa a cada 4m2.

 

GRUPO DE RISCO

  • Recomendamos a não participação de pessoas consideradas grupo de risco no ambiente.
  • As academias se comprometem a enviar aulas para serem feitas em casa pelas pessoas do grupo de risco.

 

ORIENTAÇÃO

  • Orientamos a todos os alunos e colaboradores, que estiverem com sintomas de gripe que fiquem em casa.

Óticas

  • Limitar a entrada e permanência de consumidores e acompanhantes na loja;
  • Oferecer álcool gel em pontos estratégicos;
  • Todo equipamento ou dispositivo como balcões, mesas, máquinas de cartão de crédito e outros que possuam contato manual deverão sofrer limpeza e desinfecção apropriadas de 01 em 01 hora.

Farmácias

  • Limitar a entrada e permanência de consumidores e acompanhantes na loja devendo ser limitado proporcionalmente aos caixas em funcionamento;
  • Oferecer álcool gel em pontos estratégicos;
  • Todo equipamento ou dispositivo como balcões, mesas, máquinas de cartão de crédito e outros que possuam contato manual deverão sofrer limpeza e desinfecção apropriadas de 01 em 01 hora;
  • Instalar fita zebrada ou marcação no piso nas áreas de acúmulo de pessoas;
  • Oferecer aos consumidores a opção fazer e receber suas compras sem a necessidade de deslocar até a farmácia;
  • Estabelecer horário para atendimento exclusivo de idosos pelo tempo mínimo de 1 hora em 2 momentos do dia.

Loja de conveniência

  • Limitar a entrada e permanência de consumidores e acompanhantes na loja;
  • Oferecer álcool gel em pontos estratégicos;
  • Todo equipamento ou dispositivo como balcões, máquinas de cartão de crédito e outros que possuam contato manual deverão sofrer limpeza e desinfecção apropriadas de 01 em 01 hora;
  • Instalar fita zebrada ou marcação no piso nas áreas de acúmulo de pessoas.

Instituição Financeira

  • Instalar fita zebrada ou marcação no piso nas áreas de acúmulo de pessoas: caixas eletrônicos; • Alternar as cadeiras nas salas de espera devendo sempre saltar 01 (uma);
  • Intensificar a periodicidade de higienização de toda a estrutura, incluindo área externa, elevadores e banheiros;
  • Limitar a entrada e permanência de clientes na instituição a 4 (quatro) pessoas por caixa em funcionamento;
  • Estabelecer horário fixo para atendimento exclusivo de idosos. Exemplo: das 10 às 12:00 horas;
  • Oferecer álcool gel em pontos estratégicos como entrada de banheiros, elevadores, guarda volumes e próximos aos caixas eletrônicos;
  • Todo equipamento ou dispositivo como máquinas de cartão de crédito, totens, telas de caixa eletrônico e outros que possuam contato manual deverão sofrer limpeza e desinfecção apropriadas de 01 em 01 hora.

Atividade Administrativa

  • Reduzir o número de funcionários no local adotando escala de revezamento e outras ações que forem cabíveis (Home office);
  • Higienizar regularmente cadeiras, mesas, telefones, teclados, mouses, computadores e outros equipamentos de uso comum.

Serviço em Saúde

  • Suspender/adiar as todas as atividades coletivas (reuniões com outras equipes, reuniões intersetoriais, educação em saúde, atendimentos em grupos, atividades e procedimentos coletivos, mobilização social), promovidos pelas equipes que resultem em aglomeração de pessoas;
  • Suspender/remarcar as consultas/acompanhamentos de rotina e procedimentos eletivos, após avaliação de pertinência pela equipe e considerando a condição do usuário;
  • Realizar avaliação prévia da condição do usuário via contato telefônico ou outro que for conveniente, para enquadramento em grupos de risco, e agendamento de consultas/procedimentos em horários especiais, com menor contato com outros pacientes;
  • No caso de portadores de doenças crônicas, imunossuprimidos, gestantes, puérperas, crianças menores de um ano não deve haver redução do acompanhamento previsto nos protocolos, devido à maior vulnerabilidade dessa população, devendo ser considerada a analise clínica prévia e possibilidade de acompanhamento domiciliar;
  • Realizar agendamento dos horários de forma a evitar acúmulo de pessoas na sala de espera;
  • Orientar presença do acompanhante apenas quando estritamente necessário, limitando a número máximo de uma pessoa;
  • Intensificar a higienização da sala de espera, salas de atendimento/procedimentos, sanitários e outros locais onde há fluxo de pessoas.

Agropecuária

  • Reduzir o número de funcionários no local adotando escala de revezamento e outras ações que forem cabíveis;
  • Higienizar regularmente cadeiras, mesas, telefones, teclados, mouses, computadores e outros equipamentos de uso comum;
  • Intensificar limpeza de veículos, com atenção especial às superfícies com as quais há contato direto e frequente dos usuários (como volantes, maçaneta, poltronas etc.);
  • Manter as janelas do automóvel abertas para melhor circulação de ar;
  • Adequar às práticas quanto às refeições, segundo preconizadas no item (b) para estabelecimentos que fornecem alimentos.

Salões de beleza e Barbearias

  • Intensificar a higienização diária. Limpar periodicamente todas as superfícies com álcool gel 70% ou solução de hipoclorito 1%: maçanetas, balcão, recepção, bancadas, cadeiras (inclusive braços) e lavatório;
  • Oferecer álcool gel 70% para todos os clientes na entrada do estabelecimento e a todos os parceiros e colaboradores;
  • Realizar da troca de toalhas e capas a cada cliente;
  • Reforçar a obrigatoriedade de uso da autoclave para os perfurocortantes, abrindo a embalagem na frente do cliente;
  • Aumentar a distância entre as cadeiras e lavatórios para pelo menos 1,5m;
  • Divulgar nas redes sociais que o ambiente segue todas as medidas de contenção da propagação do Coronavírus;
  • Não fazer demissões neste primeiro momento para não perder empregados já preparados e não assumir mais custos. Se for necessário, antecipar as férias pode ser uma alternativa;
  • Promover a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos.

Bares e Restaurantes

  • Reforçar os cuidados com a higiene na preparação dos alimentos;
  • Oferecer álcool gel em pontos estratégicos;
  • Disponibilizar álcool gel 70% para os entregadores dos estabelecimentos;
  • Manter a prática da entrega direta por delivery ou incentivar o consumidor a encomendar e buscar no restaurante;
  • Utilização de máscara cirúrgica e luvas, com rigorosa higiene das mãos pelos trabalhadores que preparam e entregam as refeições;
  • Em refeitórios institucionais, de atividades autorizadas em decreto, considerar aumentar o número de turnos em que as refeições são servidas, de modo a diminuir o número de pessoas no refeitório a cada momento, promovendo também maior espaçamento entre as pessoas na fila, orientando para que sejam evitadas conversas;
  • Proibir o compartilhamento de copos, pratos e talheres não higienizados, bem como qualquer outro utensílio de cozinha, para refeitórios institucionais de atividades autorizadas em decreto.